domingo, 4 de dezembro de 2011

Projeto “Construindo os planetas”


(Foto 1: pesquisando sobre os planetas)
Este relato demonstra a trajetória de três docentes de salas PIC (Projeto Intensivo no Ciclo), sala PIC 1, sala PIC 2 e sala PIC 3 em uma escola de periferia da Rede Municipal de Ensino na cidade de Limeira-SP.
As salas PIC são compostas por 10 a 12 crianças em cada classe. Elas apresentam defasagens na leitura e escrita convencional. No início do não letivo não conseguiam escrever o próprio nome completo.
Este trabalho teve início em 12-09-2011. Tudo começou quando a professora Márcia, uma das docentes de sala PIC 1, fez um curso promovido pelo município. Em um desses encontros houve uma visita ao Centro de Estudos do Universo na cidade de Brotas, interior de São Paulo.
A professora fotografou esta visita. A docente teve acesso a muitas informações sobre astronomia, oportunidade de entrar em uma caverna, e nesta, fez um estudo sobre diferentes tipos de rochas.
(Foto 2: pesquisando sobre os planetas)
A docente compartilhou essas descobertas com sua classe, no horário da troca de saberes. Uma vez por semana as crianças têm um espaço que é chamado de troca de saberes. Neste horário semanal as crianças relatam verbalmente fatos exitosos, notícias interessantes e descobertas.
Como o tema despertou interesse, as crianças ficaram animadas, explicitaram a intenção de realizar pesquisas sobre planetas.
            A docente propõe aos estudantes uma observação do céu no pátio da escola, pois esta quer averiguar os conhecimentos que eles dispõem sobre os planetas.
(Foto 3: pesquisas sobre planetas e foguetes)
Diante desta empolgação, a docente pergunta às crianças se era possível fazer um projeto sobre o tema.  As crianças explicitaram que gostariam de conhecer mais sobre planetas. É realizado um debate sobre o que vamos fazer, como e quando.
As crianças solicitaram à professora que esta pedisse à bibliotecária, livros sobre os planetas.  
A docente indaga: quais são os objetivos do projeto?
Após o debate elas concluem que os objetivos serão: conhecer o universo para saber mais e poder conversar com os amigos sobre o assunto e enfeitar a sala com os planetas.
Tendo claros esses objetivos os estudantes destacam as seguintes ações para viabilizar o projeto: estudar o universo por meio de pesquisas em livros, filmes; produzir textos corretamente utilizando o caderno de ferramentas; fazer uma lista dos materiais que serão usados na confecção dos enfeites dos planetas; e, por fim, convidar os 3 anos PIC 2 e 3 para participarem do projeto.
(Foto 4: criança descobre pela pesquisa, que o homem foi à lua)
Vale destacar que o caderno de ferramentas é elaborado junto com as crianças. Essa ferramenta auxilia o aluno a avançar em suas produções, pois neste caderno há colagem de textos, listas de palavras que eles consideram difíceis, listagens de verbos elencados diante das necessidades, conjugados na 1ª e 3ª pessoa do singular e plural. Esse caderno é consultado nas produções de textos das crianças.
Após essas reflexões as crianças sistematizaram por escrito o projeto, que se denomina “Construindo os planetas”.
A professora dispôs os livros sobre o tema na sala. Enquanto exploravam os livros, uma criança indaga o que seria o movimento de rotação? Após leitura do tema, para responder a essa necessidade, utilizou-se do lúdico.  As crianças brincaram, elas seriam a Terra e rodariam em volta de si mesmas fazendo o movimento. Com essa brincadeira as crianças puderam vivenciar os movimentos de rotação, possibilitando interações e favorecendo a construção da aprendizagem. 
A docente, com o objetivo de promover interesse e possibilitar o aprendizado da leitura e escrita e tendo como norte o prazer e o sentido, oportuniza aos seus estudantes a leitura de uma ficha técnica de um relógio de papel. Essa instruía quais materiais seriam utilizados e como fazer um relógio de papel.
(Foto 5: exposição de materiais e resultados do projeto)
Considerando o título, data de início e término, objetivos, ações do projeto, as crianças produziram individualmente convites a serem entregues às professoras e alunos da sala 3º ano PIC 2 e da sala 3º ano PIC 3. Elas fizeram um desenho no convite sobre o tema do projeto. No convite constavam os seguintes dizeres:
Venham participar do nosso projeto ”Construindo os planetas.”
Vai ser um sucesso!
Dia: 26/09/2011
Horas: 8h00
Local: sala 12.
As professoras agradeceram o convite e confirmaram a participação.
(Foto 6: exposição de materiais e resultados do projeto: planetas, foguetes etc) 
Todas as segundas e sextas-feiras as classes se reuniam para desenvolver e concluir o projeto “Vamos construir os planetas”. A cada atividade era solicitada uma reflexão metacognitiva por meio das seguintes indagações: o que eu aprendi com o filme? O que eu aprendi com o projeto Construindo os planetas?
As três salas desenvolveram as atividades em conjunto. As atividades eram compostas de reflexão oral e escrita e desenhos sobre os filmes exibidos (Sistema solar, Lua, Planetas), leitura da ficha técnica “O relógio”, elaboração escrita de uma ficha técnica, denominada pelas crianças, “O foguete”, pintura de atividades alusivas ao tema, pesquisa em textos, tais como produções baixadas da internet, revistas jornais e livros sobre o projeto e autoavaliação.  Por fim utilizaram materiais recicláveis para confecção dos planetas.
As crianças finalizaram o projeto com êxito.
(Foto 6: reflexão metacognitiva) 
Pode-se perceber a alegria, o entusiasmo, a dedicação das crianças e das professoras no desenvolvimento e conclusão do projeto. Essa interação com o projeto “Construindo os planetas” despertou nas crianças não só o interesse pelo aprendizado da leitura e escrita como também outros saberes importantes para a vida social.


Professora Márcia Schuveter

Nenhum comentário:

Postar um comentário