sábado, 24 de setembro de 2011

Breve currículo e obras de Márcia Schuveter

Meu nome é Márcia Aparecida Schuveter. Sou Mestre em Educação pela Unesp (Rio Claro-SP, Brasil), Especialista em Alfabetização, Especialista em Psicopedagogia e Pedagoga.  
Atuo profissionalmente na área da educação há vários anos. Atualmente (2017) sou Agente de Desenvolvimento Educacional em Limeira-SP, Brasil.
Entre novembro de 2009 e maio de 2010 fui assessora técnica do MEC no PAR - Plano de Ações Articuladas. O PAR é "um conjunto de metas e ações apresentadas pelo MEC-2007, tendo em vista a implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação básica pública. Nesse trabalho visitei diversos municípios do Estado de São Paulo, constatando a realidade e assessorando gestores e profissionais da educação visando a melhoria da educação".
Faço parte do Grupo Raios de Sol que é vinculado à Unesp de Rio Claro. Esse grupo visa estudar, pesquisar e aprofundar as práticas educativas a partir da Pedagogia por Projetos. Trata-se de uma pedagogia que segue o aporte teórico de um grupo de estudiosos da educação sob a coordenação de Joset Jolibert. O grupo Raios de Sol está integrado à RED Latinoamericana para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje. Professora de ensino fundamental.
Tudo começou em outubro de 2005 quando um grupo de quatro pessoas sob a coordenação da Prof. Dra. Maria Cecília de Oliveira Micoti (UNESP), viajou  à cidade de Oaxaca (Ox), México, para apresentar pesquisas que estavam sendo desenvolvida sob a ótica da pedagogia por projetos. Eu era uma daquelas pessoas. Tivemos um contato direto com Josete Jolibert, a coordenadora de todo este movimento. Na ocasião apresentei o trabalho “Pedagogía de proyectos y su relación con el poder. La escuela es mía, es suya, es nuestra”,  que foi publicada da Revista de Universdidad Pedagógica Nacional “Entre Maestros.
Foi a partir de então que formamos o grupo Raios de Sol em Rio Claro. Outros  encontros internacionais aconteceram. Participei depois na Colômbia em 2009 e na Argentina em julho de 2011, sempre apresentando experiências e pesquisas com enfoque na Pedagogia por Projetos.

Alguns trabalhos publicados:

SCHUVETER, M. A. O projeto político-pedagógico da escola e a alfabetização. In: Micotti, Maria Cecília de Oliveira (Org.). Alfabetização: os caminhos da prática e a formação de professores. Rio Claro : UNESP : Instituto de Biociências, 2004.

SCHUVETER, M. A. Pedagogia de proyectos y su relación com el poder. La escuela es mia, es suya, es nuestra. Entre Maestr@s, Tlalpan, México, v. 6, n. 17, p. 76-82, verano 2006.

SCHUVETER, M. A. Leitura de imagem: religiões afro-brasileiras e educação. Revista Brasileira de História das Religiões, v. 1, p. 01-19, 2009.

SCHUVETER, M. A. Os projetos, o aprendizado e a formação dos alunos. In: Maria Cecília de Oliveira Micotti. (Org.). Leitura e escrita: como aprender com êxito por meio da pedagogia por projetos. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2009, v. 01, p. 205-222.

SCHUVETER, M. A. O projeto político pedagógico da escola e a alfabetização. In: Maria Cecília de Oliveira Micotti. (Org.). Alfabetização: os caminhos da prática e a formação dos professores. 01 ed. Rio Claro: Unesp: Instituto de Biociências, 2004, v. , p. 120-132.

SCHUVETER, M. A.  Leitura de imagem: religiões afro-brasileiras e educação. In: II ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES, 2009, Franca. ANAIS DO II ENCONTRO NACIONAL DO GT HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E DAS RELIGIOSIDADES. Maringá : Revista Brasileira de História das Religiões ANPUH, 2009. v. 1. p. 01-19.

SCHUVETER, M. A.  Pedagogía de proyetos y autonomía. In: VI Taller Latinoamericano para la Transformación de la Formación Docente en Lenguaje, 2007, Cali. Resúmenes de Ponencias presentadas en las mesas de trabajo. Cali, Colômbia : Instituto de Educación y Pedagogía, 2007. v. 1. p. 37-38.

SCHUVETER, M.A. Os projetos, o aprendizado e a formação dos alunos. In: MICOTTI, Maria C. O. Leitura e escrita: como aprender com êxito pela pedagoria por projetos. São Paulo: Contexto, 2008. 
Disponível em: http://editoracontexto.com.br/autores/marcia-schuveter/leitura-e-escrita.html

SCHUVETER, M.A. O processo de alfabetização e o projeto político-pedagógico em escolas de ensino fundamental. Rio Claro: UNESP, 2009. (Dissertação de Mestrado).

Texto completo da dissertação de mestrado disnponível no link abaixo:

http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/brc/33004137064P2/2009/schuveter_ma_me_rcla.pdf

SCHUVETER, M. A. ; SCHUVETER, M. H. . Acitividad metacognitiva y la formación continuada de las profesoras de alfabetización. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

SCHUVETER, M. A. ; SCHUVETER, M. H. . Uma proposta de metacognição junto às professoras alfabetizadoras. Leutura: Teoria & Prática (SUPLEMENTO), n.58, jun.2012.
Disponível em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais18/pdf/ltp_58_suplemento_18cole_2405_2805.pdf


Contato por email: marciaschuveter@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário